24 setembro 2008

A História do Telefone em Santa Catarina - O Telefone


O TELEFONE


A palavra telefone, que significa "sem distância", apareceu pela primeira vez em 1844, no "Illustrated London News", identificando um novo alarma marítimo, cujos sons eram reproduzidos pelo ar que se comprimia girando uma manivela.

Para o surgimento do telefone, como aparelho que recebia e transmitia a voz, foi preciso primeiro que a ciência do eletromagnetismo nascesse e se desenvolvesse, o que de fato aconteceu na primeira metade do século XIX, graças a  Oersted, Ampère, Arago, Davi, Guilherme Sturgeon, Farady, Page de Salem, Maxwell e outros.

A idéia de transmitir a voz humana à distância com o auxílio da energia elétrica surgiu com o francês Charles Bourseul, que a publicou em 26 de agosto de 1854 na revista "L'Illustration" de Paris. Anos mais tarde, em 26 de outubro de 1864, um físico alemão, Johan Phillips Reis, construiu um aparelho que reproduzia, precariamente, sons musicais à distância, chamando-o de Telefone.Assim como Bourseul, Reis foi também obrigado, por falta de recursos materiais, a abandonar os estudos e experiências.

Coube a um escocês, naturalizado norte-americano, Alexander Graham Bell, o privilégio de descobrir um aparelho que transmitia e recebia a voz humana, e aperfeiçoá-lo de modo a ser útil ao público. Porém, Graham Bell não era o único. Quando, em, 14 de Fevereiro de 1876, Alexander aprontou as especificações para o registro da patente, que lhe foi concedida em 7 de março, com o número 174.465, e as protocolou no Escritório das Patentes, em Boston, duas horas depois dava entrada, ali, o pedido de Elisha Gray, um eletricista de Chicago, para registrar um aparelho que transmitia a palavra à distância. Mesmo com a patente já tendo sido concedida a Graham Bell, Gray se achou com direitos de contestá-la e o caso foi parar nos tribunais, terminando, quatro anos depois, com Alexander vitorioso.

Enquanto isso, Graham Bell provou que seu invento estava dando resultados positivos, quando, em 10 de Março de 1876, na casa nº 5 da Praça Exeter, em Boston, chamou pelo aparelho o seu auxiliar, Thomas Watson, que estava em outro cômodo e este escutou claramente o chamado.

Depois de demonstrar, em 20 de Maio, o seu invento aos membros da American Academy of Arts, Bell decidiu participar da Exposição edo Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia.

Neste momento, o Brasil se vinculava à História do telefone. Por um acaso D. Pedro II, imperador do Brasil, estava presente à Exposição e reconhecendo Graham Bell, que havia conhecido quando fôra assistir uma de suas aulas à surdos-mudos e que muito o impressionara, aceitou o convite para testar o aparelho. Segundos depois ele exclamou: "My God, this talks!" Foi o que bastou para que os juizes se interessassem pelo invento e o premiassem.

Menos de um ano depois já estava organizada, em Boston, a primeira empresa telefônica do mundo, a Bell Telephone Company.

Nenhum comentário: