28 março 2008

A NYRBA - New York - Rio & Buenos Aires Line Inc.


Coronel Juan Ganzo Fernandez. Uruguay, 1930


Hoje, recebi um e-mail da Sra. Lótus Ganzo Barcellos. Ela me enviou esta foto de meu bisavô Juan Ganzo Fernandez encima de um hidroavião. Então, fiquei curioso e pus-me a pesquisar que avião era aquele e o ano. Aqui está minha pesquisa:


Em 24 de janeiro de 1930, a NYRBA (New York - Rio & Buenos Aires Line Inc.) é autorizada a voar no Brasil (Decreto n° 19.079) . Sem perder tempo, vôos regulares começam com os hidroaviões Consolidated Commodore em 19 de fevereiro, ligando em seis dias Buenos Aires a Miami. Desde então, os vôos mantiveram impressionante regularidade, mostrando desde os primórdios a excelência e seriedade operacional que caracterizaram a Panair. Mas outra faceta de sua história mostrou-se já no princípio: a feia face política por trás do sucesso operacional.

Nos Estados Unidos, o governo subsidiava a Pan Am deixando claro seu apoio para sua expansão aérea. Sem apoio do governo e com a quebra da Bolsa de Nova York em 1929, a NYRBA passa a ser controlada pela Pan Am em agosto de 1930.

21 de novembro de 1930 – A NYRBA passa a ser reconhecida como Panair do Brasil S.A. conforme resolução aprovada em Assembléia geral extraordinária realizada em 01/10/1930. (Decreto n° 19.417). Até 1942, 100% de suas ações estiveram em poder dos controladores norte-americanos, que então começaram a vender suas ações para mãos brasileiras.

Primeiros vôos


Consolidated Commodore
Cortesia: Revista FLAP Internacional

Como subsidiária da Pan Am, a Panair recebeu oito novas aeronaves (quatro Commodores e quatro Sikorsky S-38). Em 2 de março de 1931, decolaram os primeiros vôos de passageiros, ligando Belém ao Rio de Janeiro, com conexões imediatas aos vôos da Pan Am nas duas pontas. Em 1933 a Panair conquistou a Amazônia, prolongando a linha de Belém até Manaus. Em 1935, o primeiro piloto brasileiro, Coriolano Luis Tenan, assume o comando de uma aeronave da empresa. No ano seguinte, é inaugurada a sede e o hangar de manutenção no aeroporto Santos Dumont.





Em 1937, começa a primeira modernização da frota, com a gradual substituição dos Commodores por Sikorsky S-43 Baby Clippers . Chegam também os bimotores Lockheed L-10 Electra, iniciando assim as operações terrestres, inaugurando vôos para Belo Horizonte em março. São Paulo também passa a receber os aviões da Panair em cinco vôos semanais entre Rio de Janeiro e Porto Alegre. Em junho de 1940 chega o primeiro Douglas DC-2 de 14 lugares, o PP-PAY.

Um total de 14 hidroaviões Consolidated Commodore foram construidos e eles foram precursores do famoso Catalina, hidroavião construido para na II Guerra Mundial.

Entre os 14 Consolidated Commodore construídos, o modelo que aparece na foto de meu avô é o NC 665M. Nota: Originalmente entregue a NYRBA, foi batizado de Argentina. Então, em 15 de setembro de 1930, a Pan Am o adquiriu. A Pam Am, o repassou a Panair do Brasil, e o registrou como PP-PAH. Em 1937 fora vendido para a China. Após isto, não se teve mais notícias deste hidroavião.