25 abril 2007

A Família de Pedro Duque de Saavedra e Virgínia Ganzo Duque


Nesta foto, enviada por Carlos Saul Duque, aparecem, Alfredo Fedrizzi (esposo de Flor de Maria), Flor de Maria e alguns de seus irmãos: Teresa, Adão, Maria Ester, Amélia e Moisés e ao centro, Mamá Virgínia (sua mãe).
Flor de Maria foi uma das filhas de Virginia Ganzo Duque e Pedro Duque de Saavedra. Ela casou-se com Alfredo Fedrizzi e mudou-se para Caxias do Sul/RS.


Na localidade de Las Piedras, um distrito do Departamento de Canelones, na República Oriental do Uruguai, vivia um casal de imigrantes espanhóis: Pedro Duque de Saavedra e Virgínia Duque Ganzo. Ambos vieram das Ilhas Canárias. Ele de Lanzarote e ela de Santa Cruz de Tenerife. Conheceram-se na América, namoraram e casaram. Pedro conheceu Virgínia por intermédio de Juan Ganzo, irmão dela. Os dois, trabalhando juntos, introduziram no Uruguai os serviços telefônicos; anos depois realizaram o mesmo serviço no estado do Rio Grande do Sul, para onde vieram.
Depois de trabalhar na implantação dos serviços de telecomunicações uruguaios, Pedro tornou-se fazendeiro, especializado na criação de gado. Teve duas fazendas: uma no Uruguai, onde residia, e a outra no município gaúcho de Itaqui, onde morava seu filho mais velho, Angel.
Ainda em Las Piedras nasceu sua filha, que foi batizada com o nome de Flor de Maria. Isto aconteceu a 12 de julho de 1907. (...)
(...) Aos dez anos de idade Flor de Maria mudou-se, juntamente com seus pais, para Porto Alegre, no Brasil. (...)

Flor e Alfredo, 50 anos
Capítulo III, págs. 29 e 30
Publicado pela CooJornal

Pedro Duque de Saavedra e Virgínia Duque Ganzo
Mudaram-se para Porto Alegre em 1917
Pedro Duque, após aposentar-se, foi gerente do Zoológico Ganzo em Porto Alegre (atual rua Ganzo).

Obs. Agradecimento especial ao primo Carlos Saul Duque. Obrigado Carlos, sem sua ajuda não seria possível reconstituir esta hitória.