13 outubro 2006

Teodora de Ganzo, nossa Tia Dora

Foto datada de 1958. Juan Carlos Ganzo Fernandez está a esquerda , Tia Dora e Tio Ramirez ao centro, e na direita, acho que Juan Edson. Os restantes não sei identificar.

Faz algum tempo que venho querendo escrever sobre a tia Dora. Recém fez aniversário, e quando sabemos sua idade, aí, descobrimos o tanto que me atrasei em homenageá-la.

Teodora de Ganzo nasceu no Uruguai em 19 de setembro de 1913. Casou-se com o tio Serafin Ramirez Ganzo Fernandez, o tio Ramirez e passou a fazer parte desta família.
Quando eu era pequeno, lembro... tio Ramirez e tia Dora estavam regularmente com meu avô Juan Carlos. Apesar da pouca idade que eu tinha, ainda assim admirava e me orgulhava de tê-los como tios... tios avós!

Tia Dora nunca perdeu seu sotaque uruguaio, nem meu tio Ramirez... sempre foi maravilhoso ouvi-los com seu sotaque espanhol...algo como estarmos escutando também o meu avô, Juan Carlos novamente, uma volta às origens. Afinal, me orgulho de descender de uruguaios!

Hoje tia Dora está com 93 anos de idade e mora junto com a tia Nena. Passam os dias jogando cartas, como exatamente faziam há anos atrás, ainda com sua "turma" de jogos toda reunida. De lá para cá, muitos já se foram, mas a essência daqueles momentos mágicos de união e amizade pura persistem até hoje.

Vida longa tia!Seus netos sempre se orgulharão de você!Eu me orgulho!

Graham Bell Ganzo Fernandez e Ivan Cidade do Amaral


Mais uma foto compartilhada pelo primo Christian!
Graham Bell nasceu em 4 de agosto de 1927 e faleceu em 15 de abril de 2005. Foi mais um grande personagem da família Ganzo. Como muitos desta família, deixou saudades em seus familiares, sendo muito difícil esquecê-los. Christian, seu neto comenta: "Ainda sinto muito a falta dele".
É assim Christian... pessoas especiais não morrem... deixam saudades, alegrias e ainda assim continuam a nos guiar. Seu avô foi mais um que ensinou os verdadeiros valores da vida e nos ensinou a amar. Este amor que você agora partilha com sua filha Letícia é o mesmo que seu avô dedicou a você e seus familiares. O exemplos em nossa família estão em todos os ramos... não há excessões! Os Ganzo são pessoas fantásticas e de boa índole. Isto é muito bom, pois como descendentes, nos orgulhamos disto, não!?
Ivan Cidade do Amaral, nasceu em 2 de junho de 1921 e faleceu em 12 de junho de 1996. Segundo Christian, era uma pessoa de personalidade forte, que gostava de ler e de novelas. Ivan era uma pessoa muito engraçada, mas às vezes cáustica. Eles formavam um casal interessantíssimo.

Juan Edson Ganzo Fernandez e Isaura Godofin

Nesta foto, Edson Ganzo e Isaura Godofin estão juntos a seus filhos: Mahlom, Graham Bell e Lótus. Foto provavelmente tirada na década de 1930.

Hoje foi um dia bom! Realmente foi um dia muito bom!
Ainda há pouco recebi um e-mail de meu primo Christian Savedra contendo algumas fotos de sua família. Foi de forma gratificante que as recebi!
Tantos anos se passaram... quantas oportunidades de conhecê-los... e apenas o fazemos através de fotos e e-mails! Bom, felizmente ainda conseguimos trocar informações e compartilhar destas emoções. E que emoção! Ver estas pessoas tão queridas de nossa família novamente, mesmo que em fotos antigas é maravilhoso. Tenho certeza que muitos irão se emocionar ao vê-los aqui. Pois bem... eu sou um!
Christian, muito obrigado por compartilhar suas fotos! Nunca tinha visualizado estas antes!

Deixo aqui uma proposta: Façam suas homenagens aos seus parentes através do site. Mande-me seu texto e a foto que queiram publicar e as colocarei aqui!