26 setembro 2010

Possidônio Mâncio da Cunha Junior, sócio de Juan Ganzo Fernandez na Cia. Telephônica Riograndense - 1908

Recebi ontem, do nosso mais novo colaborador, Dr. Ronaldo Marcos Bastos, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.



Médico, formado pela antiga Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre. Professor Universitário de vários cursos de medicina, desde 1971 e pesquisador fotográfico há mais de 45 anos. Atualmente, participa como colunista do programa Câmera 2, da TV Pampa - Canal 4, apresentando o quadro "Porto Alegre uma História Fotográfica", quartas-feiras às 18h35.
Dr Ronaldo irá lançar um livro sobre Porto Alegre, "Porto Alegre, uma história fotográfica", onde, segundo ele, terá um capítulo destinado a telefonia no RGS e que certamente tratará com justiça o nome de nosso Juan Ganzo Fernandez. 

Dr. Ronaldo Marcos Bastos, muito obrigado!


Tenho que admitir que nunca ouvi falar neste sócio, aliás, de nenhum sócio. Quando o assunto é telefônica Riograndense, sempre vem a cabeça o sobrenome Ganzo. Mas sabíamos sim, que não era uma empresa exclusiva de Juan Ganzo Fernandez.
Assim, desde este momento, teremos conhecimento do sócio empreendedor da Companhia Telephônica Riograndense, que no momento oportuno, acreditou na capacidade empresarial de Juan Ganzo Fernandez e juntos fundaram a companhia que iria revolucionar as comunicações no sul do Brasil.





Possidônio Mâncio da Cunha Junior - 1900

Possidônio Mâncio da Cunha Júnior – Nascido em Pelotas em 1863, filho de Possidônio Mâncio da Cunha e Maria Bernardina Dias. Deputado estadual RGS (1891 e 1913/28). Deputado federal (1897/99). Falecido em São Paulo em 3/8/1931.