05 setembro 2006

Avenida Ganzo, por quê?


Recorte do jornal Zero Hora de 17/02/2005, na coluna Palavra do Leitor. Resposta a pergunta: A avenida Ganzo, em Porto Alegre, tem esse nome em homenagem a que personalidade?

Mais um pouco da história da família que se perderia no tempo não fosse a excelente idéia de minha mãe em guardar a página do jornal. Quanta coisas jamais saberemos!!!

O Zôo da Vila Diamela


Recorte retirado do jornal Zero Hora de 09/06/2005, da coluna dev Olyr Zavaschi.

Avenida Ganzo - Porto Alegre - RS - Brasil


Recorte retirado do jornal Zero Hora de 03/09/1976. Reportagem sobre a av. Ganzo, situada no local onde antigamente Juan Ganzo Fernandez tinha sua residência e um zoológico, o primeiro do sul do Brasil.

O uruguaio que fez o gaúcho falar


Recorte do jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul, coluna do sr. Olyr Zavaschi, de 02/04/2001 e recorte da correção da notícia na mesma coluna em 21/04/2001.

Juan Edson Ganzo Fernandez


Foto de Juan Edson Ganzo Fernandez.
Não tenho dados algum sobre este meu tio-avô. Apenas sei que nasceu no dia 19 de setembro e casou-se co Isaura Godofin. Teve três filhos, Mahlon, Graham Bell e Lótus.

Que bom... recebi o nome da filha de Edson e outros dados preciosos através da ex-nora de Graham Bell, Marilia A. Oliveira.

Um grande abraço e obrigado!


Obs. Esta foto é datada de 1949.

Dalby e Pochi


Dalby conheceu Clorinda (Pochi) de forma inusitada. Era da boléia de um caminhão que Dalby observava Pochi na sacada de sua casa na rua Bocaiúva aqui em Florianópolis. Dalby era jovem, alto, bonito (segundo minha mãe) e muito namorador. Trabalhava com seu pai no Bar Rosa, na praça XV, local de encontro da alta sociedade da época.
Muitas meninas do colégio Coração de Jesus comentavam sobre aquele jovem... mas Pochi não tinha ainda o interesse despertado para o jovem Dalby. Pois bem, certo dia, Dalby em seu caminhão, carregado de engradados de cerveja, parou em frente da casa daquela bela jovem e apresentou-se e a convidou para um passeio. Clorinda não foi, mas trocou gentilezas e sonhou...
Dalby muitas vezes passou por lá novamente, mas o pai de Clorinda não concordava com algumas atitudes daquele rapaz galanteador. Mas surgiu Albertina Ganzo e como toda boa mãe, ajudou Pochi a conhecer melhor aquele rapaz. Foram ao cinema, caminharam no parque, conversaram... inocências da juventude.
Passara-se o tempo e aquele amor cresceu. Logo veio o casamento em 1957 e o amor rendeu seus frutos: Seis filhos. Seis varões!!!