03 fevereiro 2007

Lagoa da Conceição - Florianópolis, SC


Nesta foto, Juan Carlos Ganzo Fernandez numa visita a Igrejinha da Lagoa



Nunca um lugar chamou tanta atenção de Juan Carlos Ganzo quanto a Lagoa. Foi paixão à primeira vista. Aquela visão do paraíso era algo de inexplicável... por este motivo, já naquela época a Lagoa despertava tantas paixões.
Juan Carlos comprou seu terreno e convenceu também seus amigos a fazerem o mesmo. O Sr. Odilon Silva... Dr. Waldir Bush... até meu pai veio para cá.
Hoje vivo neste pedaço do Paraíso... é certo que não tem mais todos aqueles encantos de outrora... cresceu desordenadamente, aliás, continua crescendo!!! Uma loucura... mas a beleza, o charme de suas noites enluaradas... dos pescadores com suas tarrafas, as dunas que tanto cativaram meu avô ainda existem, bastante modificados, é verdade, mas estão lá, como se para mostrar que a alma de meu grande ídolo está sempre por perto... curtindo a verdadeira paz de espírito e nos fazendo companhia.
Irei também, quando desta vida partir, visitar nossa linda lagoa... estarei sempre acompanhando os passos de meus filhos, amigos... e com certeza estarei acompanhado por aqueles que estiveram nos fazendo companhia durante nossa breve estada terrestre.
Hoje, com o sol maravilhoso no céu, nenhuma nuvem... sua água azulada, com marolas... seus morros verdes com detalhes de flores amarelas (guarapuvu)... uma sinfonia celestial... a lagoa me convida para apreciar sua verdadeira beleza... a mesma que tantos desejaram e poucos conseguiram! Aqui estou... neste paraíso que nosso avô nos ensinou a amar e que amarei eternamente também.
Lagoa da Conceição...
"Um pedacinho de terra,
perdido no mar!...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra cantar!
Num pedacinho de terra
belezas sem par!
Ilha da moça faceira,
da velha rendeira tradicional
Ilha da velha figueira
onde em tarde fagueira
vou ler meu jornal.
Tua lagoa formosa
ternura de rosa
poema ao luar,
cristal onde a lua vaidosa
sestrosa, dengosa
vem se espelhar..."
Rancho de Amor a Ilha - Autor - Zininho