27 setembro 2008

O Pioneiro - Cel. Juan Ganzo Fernandez


Dotado de grande dinamismo e personalidade fascinante, o Coronel Juan Ganzo Fernandez foi o responsável pela instalação de inúmeras centrais telefônicas no Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido também ao seu trabalhos foi introduzida a primeira central automática da América Latina, fato ocorrido em 1906, em Porto Alegre. Já a primeira Central Automática de Santa Catarina foi instalada pelo Coronel Ganzo em 1930, período em que as linhas telefônicas passaram a fazer parte da vida catarinense.
O Coronel Juan Ganzo Fernandez é, por muitos motivos, considerado um pioneiro das telecomunicações. Nascido nas ilhas Canárias em 8 de outubro de 1872, transferiu-se, com oito anos de idade, juntamente com sua mãe (que já era viúva) e os irmãos para o Uruguai, onde passou a residir na cidade de Florida. Já nessa época ele mostrava-se uma criança muito imaginosa e com uma engenhosidade fora do comum. Desde que tomou conhecimento do telefone, tornou-se um ardoroso admirador do aparelho com o qual podiam se comunicar a distância.
Aos 17 anos, Juan já havia instalado uma pequena rede telefônica em Florida. E o telefone nunca mais se desligou de sua vida.

Sua firma começou a expandir-se e, alguns anos mais tarde, as linhas telefônicas chegavam até a fronteira, ligando as cidades de Melo, no Uruguai e Jaguarão no Brasil. ¹
Em 1903 ele incorporou-se às tropas revolucionárias que lutavam contra o governo uruguaio. Passou então a comandar um grupo de soldados e foi guindado ao posto de Coronel - "Coronel a dedo", como ele costumava se denominar, segundo se recorda o seu filho, Juan Carlos - patente com a qual continuaria a ser designado pelo resto da vida. Com o fim das escaramuças e com os ânimos ainda não estavam totalmente aplacados, Juan - já casado e com filhos - resolveu residir no Rio Grande do Sul. Retornou às suas atividades e instalou mais de 300 centrais telefônicas naquele estado, incluindo as de Bagé e Pelotas. Anos depois, em Porto Alegre, foi também o responsável pela introdução da primeira central automática da América Latina. Nessa época, com muita razão, ele era considerado um pioneiro.

MULTIPLAS ATIVIDADES

Mas suas atividades no Rio Grande do Sul não se restringiam apenas à telefonia. Foi também sócio de uma empresa de Usinas Elétricas, que se estabeleceu em Caxias, Caxoeira, Santana e Bagé. E como desde criança gostava muito de animais, fundou, em Porto Alegre, um Jardim Zoológico, que deu o nome de Diamela, sua filha. ²
Apesar de já poder-se considerar plenamente realizado, o seu temperamento dinâmico ainda ansiava por novas conquistas. E quando Adolpho Konder, Presidente do Estado de Santa Catarina entre 1926 e 1930, sugeriu que ele se encarregasse de ampliar a rede telefônica no território catarinense, o Coronel logo se entusiamou com a idéia.

Apesar de desestimulado por alguns de seus acessores, o Coronel Ganzo não pensou duas vezes quando o Governo catarinense estabeleceu concorrência pública para a exploração dos serviços telefônicos e fonográficos no estado. Como a condição prioritária para participar da concorrência era idoneidade técnica, a firma Juan Ganzo Fernandez & Cia Ltda. foi a única a se inscrever e foi considerada vencedora. O Coronel Ganzo transferiu-se, entao, para Santa Catarina, a fim de, com 55 anos de idade, começar tudo de novo e tornar-se também um pioneiro em nosso estado.

TEMPOS DIFÍCEIS

Mas as coisas não foram nada fáceis. As vias de comunicação terrestres do estado ainda eram muito precárias e o lombo de cavalo e as botas passaram novamente a fazer parte dos hábitos do Coronel. O prazo de três anos estabelecido pelo contrato escoava-se cada vez com mais pressa. Dificuldades financeiras também surgiram. Para adquirir a aparelhagem com que foram iniciados os serviços telefônicos, o Coronel foi obrigado a desfazer-se de bens que possuía no Uruguai e vender a sua parte na Companhia Ipiranga, a qual ele tinha sido um dos fundadores. Finalmente, após muitos percalços, em 21 de setembro de 1930, foi inaugurada a primeira central automática de Santa Catarina, instalada na capital do estado, assim como diversos circuitos interurbanos para o norte e para o sul. O Coronel Ganzo, após vender a Companhia que possuía no Rio Grande do Sul para a ITT, pertencente a um grupo norte-americano, radicou-se então definitivamente em Florianópolis, de onde só se afastou para viagens esporádicas.

E as linhas telefônicas estenderam-se por todos os rincões estaduais, trabalho que contou também com a participação valiosa de entre outros, nomes como Juan Carlos Ganzo Fernandez, filho do Coronel e seu braço direito, Oscar Botaro, que acompanhava-o desde os seus primeiros tempos no Uruguai e Adão Duque e Odilon Gomes Silva, que por longo tempo dedicaram-se a esse trabalho.

PERSONALIDADE FASCINANTE

O Coronel Juan Ganzo Fernandez é ainda lembrado devido a sua personalidade dinâmiva e fascinante. Grande entusiasta do progresso técnico dos tempos modernos, ele possuía uma incomum admiração pelos homens que, com sua criatividade e inteligência, abriram novos campos de conhecimento e de utilidade para a humanidade. Uma das formas que encontrou para homenagear diversas dessas figuras foi tão singular quanto seu temperamento. Três dos seus filhos foram batizados com nomes facilmente associáveis: Edison, Franklin e Radium. E dois de seus netos receberam também nomes tão (ou até mais) sugestivos: Graham Bell e Nobel.

Mas nem sempre as denominações relacionavam-se a grandes figuras. A uma das filhas, por exemplo, o Coronel Ganzo batizou de Diamela, em reverência a um certo tipo de jasmim que ele muito apreciava.

Como homem de negócios, ele passou por flutuações semelhantes ao seu temperamento. E apesar de ter se envolvido em inúmeras atividades, o telefone é que foi a sua grande paixão. Mesmo assim era capaza de tomar decisões em rompante, que contrariavam a todos que o rodeavam. Como a vez que que decidiu, sob protesto geral, comprar um navio de passageiros. tratava-se de um navio ingles, que fora utilizado na 1ª guerra mundial. Mais tarde, tinha sido adquirido por um dono de cassino. este vendeu-o ao Coronel por 700 pesos, quantia que, na sua opinião, era "uma pechincha". De fato era, mas os prejuízos que vieram depois foram enormes. A idéia inicial era que o navio fosse utilizado no trajeto Porto Alegre-Montevideo. Mas acabou ficando apenas no trecho Colonha a Buenos Aires. Depois de algum tempo o Coronel Ganzo foi obrigado a vendê-lo, mas mesmo assim, com muita relutância.
Juan Ganzo Fernandez, deixando-se fotografar em seu navio - FLECHA



UMA GRANDE FAMÍLIA

Mesmo já com idade avançada, o Coronel Ganzo nunca deixou de trabalhar. Acompanhava tudo o que acontecia na CTC e estava sempre bem informado a respeito das inovações que surgiam no campo telefônico.

-Sob seu comando, a companhia era como uma família - relembra Odilon Gomes Silva, que durante muitos anos trabalhou a seu lado.

E, segundo o seu filho, Juan Carlos, ele era um homem sempre voltado para o futuro. Lembrava-se com sauddade dos seus tempos nas Ilhas Canárias e no Uruguai,mas encontrava também muita afinidade com Florianópolis e com a descontração do seu povo. Não foi por outro motivo que ele se tornou uma pessoa muito popular na cidade.

E foi em Florianópolis que o Coronel Juan Ganzo Fernandez faleceu, no dia 2 de abril de 1957, depois de 85 anos de uma vida de dinamismo e realizações, que hoje é motivo de orgulho para seus inúmeros descendentes, muitos dos quais incorporaram-se definitivamente à vida catarinense.



Obs. 1 Texto mudado, pois há um erro no original. Melo é no Uruguai.
Obs. 2 Texto mudado, o zoológico deixou de funcionar antes de 1930.

Obs. Matéria publicada no encarte especial do Jorna Diário Catarinense, de 1976, referente à inauguração da nova sede da TELESC S.A.