01 setembro 2006

Radium Ganzo Fernandez


Radium Ganzo Fernandez era o filho mais novo de Juan Ganzo Fernandez e Clorinda Caricochea.
Faleceu no acidente aéreo relatado na postagem anterior. Em seu túmulo encontra-se a miniatura em bronze do avião acidentado.
Segundo minha mãe, Radium teve um filho com uma descendente alemã e que este filho mora ou morava em Tijucas, SC. Seu nome seria Hervin. Se você sabe algo sobre ele, por favor, estamos aguardando seu contato!

A morte de Radium Ganzo Fernandez

TERRÍVEL DESASTRE DE AVIÃO EM JOINVILLE
Perde a vida o jovem Radio Ganzo, ficando gravemente ferido o comandante Rubens Doring
Mais um desastre de aviação vem de registrar-se em nosso Estado, causando profunda consternação, não só por ter nêle perdido a vida um moço altamente relacionado, como ainda em face do estado melindroso em que se encontra, um dos mais destemerosos e arrojados oficiais da nossa brilhante Marinha de Guerra. Pelas informações que conseguimos colher, o desastre deu-se do modo seguinte: Afim de assistirem á inauguração, em Joinville, do Clube dos Planadores, seguiram no preterito sábado, pelas 16,30 horas, dois aviões da Base da Aviação Naval, da Ressacada, um dêles pilotado pelo 1° tenente aviador Walter, levando como passageiro o sr. Franquelito Ganzo, presidente do Aero-Clube Civil de Florianopolis, e o outro pilotado pelo comandante Rubens Doring, que se fazia acompanhar do jovem Radio Ganzo, pertencente, tambem, ao aludido Clube.
EM JOINVILLE
Chegados os dois aviões a Joinville, iniciaram sobre a cidade uma série de arriscadas acrobacias, sendo que, em dado momento, quando sobrevoava pela rua 9 de Março, ao fazer um "looping", o aparelho do comandante Rubens Doring, devido a uma pane no motor, caiu em "parafuso-chato" procurando o piloto, escapar das casas, atingindo assim o leito da rua, onde o aparelho ficou destroçado. Tanto o comandante Walter, como o sr. Franquelito Ganzo, presenciaram a horrivel tragédia; pelo que rumaram ato contínuo para o campo de aterrissagem.
AS VÍTIMAS
As vítimas da tragédia, retiradas dos escombros do aparelho, foram removidos para o Hospital local, onde após duas horas, o jovem Radio Ganzo sucumbia, sendo infrutiferos todos os recursos da ciencia, empregados pelos facultativos joinvilenses no sentido de salvá-lo. O comandante Rubens Doring, recebeu ferimentos generalizados de carater grave, achando-se em tratamento no Hospital de Joinville.
OS FUNERAIS
Transportado para esta capital, o cadaver da vítima, realizaram-se os seus funerais, ôntem, pelas 18 horas, com grande acompanhamento, saindo o prestito funebre da rua Frei Caneca, residencia do sr. João Carlos Ganzo, irmão da vítima.O sr. coronel João Ganzo Fernandes, que se encontrava no Rio, chegou ainda a tempo de assistir aos funerais de seu desditoso filho, viajando em um avião da Marinha, posto á sua disposição pelo presidente Getulio Vargas.
O AVIÃO SINISTRADO
O avião sinistrado chegou, ôntem, a esta capital, em um caminhão da Aviação Naval. Profundamente sentidos com a brutalidade da tragedia, nós, os de A GAZETA, apresentamos á ilustre familia enlutada, a expressão sincera das nossas condolencias.
TEXTO RETIRADO DE RECORTE DE JORNAL "A GAZETA" DA ÉPOCA.
Radium Ganzo Fernandez morreu em 9 de novembro de 1937 aos 24 anos! Filho mais novo de Juan Ganzo Fernandez e Clorinda Caricochea.

Margarita Fernandez e seus filhos Juan e Virginia.