26 janeiro 2009

Inventário Cultural de Bagé (Um passeio pela História)


Recebi na data de ontem este e-mail de uma colega do fórum de Genealogia RS Gen no yahoo. Fiquei muito contente em receber esta colaboração. Já havia sabido da existência desse livro, mas não sabia o título, nem a autora. Agora, posso adicionar mais estes dados ao histórico de Juan Ganzo Fernandez.
Muito obrigado Vera!



"Prezado Maurício,
 
Encontrei o Livro escrito por uma médica bageense chamada Elizabeth Macedo de Fagundes, "Inventário Cultural de Bagé (Um passeio pela História)", na página 515 diz:
267 - ANTIGA RESIDÊNCIA DE JUAN GANZO FERNANDEZ - RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA SALIS
 
    Prédio construído por volta de 1890 (foto 266). Na Revolução Federalista, a casa sofreu danos, e após o término da guerra, o proprietário, o engenheiro Ganzo, a reformou e trouxe da Itália, um artista para realizar as pinturas internas.
   Em 12 de dezembro de 1901, ele inaugurou oficialmente a Companhia Telefônica de Bagé, tendo assinado contrato com a Intendência, para explorar a rede telefônica da cidade. Transferindo-se para Porto Alegre, fez parte da empresa da qual nasceu a Cia. Telefônica Rio-Grandense. Em 1918, esta empresa, Cia Telefônica Rio-Grandense comprou a firma de Emilio Guilayn, responsável pela Luz Elétrica em Bagé, com a qual ficou por dois anos. Em 1927, transferiu o acervo da empresa à Internacional Telegraph e Telephone, ficando como diretor até 1940, quando mudou-se para Santa Catarina, ali falecendo, em 2 de abril de 1957, aos 85 anos, depois de ter criado a Cia. Telefônica Catarinense.
   De acordo com informações de Rosa Salles, o médico Nabuco Gouvêa morou nesta casa, no início dos anos 10.
   Morou também na casa o filho do engenheiro, João Carlos Ganzo, que veio para Bagé, em 1917, para implantar melhoramentos na telefônica.
   Em 1926 a casa foi vendida ao Dr.Oscar Salis, farmacêutico e também vereador nas legislaturas de 1914-1917- e 1921 -1925. O prédio foi herdado pelo seu filho, o médico, Dr. Oscar Salis Filho. Atualmente é de propriedade dos descendentes de Oscar Salis Filho.
   Segundo familiares, as pinturas existentes no interior da residência foram pintadas por "Martin Lins" (o mesmo que pintou o teto da Matriz de São Sebastião por volta de 1900).
 
Bem Maurício, esse é o texto do Livro, reproduzi fielmente, só falta a foto da casa, vou tirá-la com uma luz melhor(agora é noite), porque no Livro já está bastante escura, estou tentando localizar a casa pelo que conheço da cidade, imagino que seja na Avenida sete de setembro, rua principal, assim que for a Bagé, tiro uma foto atual e quem sabe se a família permitir, uma do seu interior e te mando.
Um abraço fraterno,
Vera/Rio"