11 agosto 2008

Carta de Diamela Ganzo Fernandez aos irmãos

Diamela Ganzo Fernandez



Dia desses, me peguei relendo cartas enviadas por parentes que estavam entre os pertences de minha avó Albertina. Entre algumas cartas de Diamela Ganzo Fernandez, filha do Cel. Ganzo, há esta que passarei a transcrever um pequeno trecho.
A carta era sempre endereçada ao irmão, meu avô, Juan Carlos, mas era dirigida a todos os irmãos que viviam aqui por Florianópolis. Diamela morou sempre em Porto Alegre, RS.



Porto Alegre, 21 de novembro de 1968


Chegou tua carta Edison e outra muito noticiosa da Nêna.
Sentimos não ter participado da farra de teu aniversário, mas podes estar certo que espiritualmente desde o dia 1º de novembro nosso pensamento não se apartou de ti.
...
...Parabéns para quem idealizou aquele
boletim biográfico
com telefone e construção de linhas telefonicas para a feira de Blumenau.
Foi uma magnífica lembrança homenagear o nosso amado e inteligente pae.
Bem que ele merece que enquanto um de nós existir o façamos lembrar de todos quanto tiveram o previlegio de conhece-lo e privar com ele.
Aquela simpatia, aquela maneira franca de dar-se em ideias, aquella gargalhada contagiante que nós nunca mais escutaremos, quanta saudade deixou!

Ele realmente deu tudo quanto possuia, trabalhou com heroísmo até morrer.

Amado pae, bemdito sejas!

Parece que estou a vel-os, Ele fazendo a barba no quartinho cuja janela dava para a Magnolia, eu a comê-lo com os olhos e mamãe sevando-lhe os mattes até a hora que ele beijando nos partia para a Telefonica.
Vocês se lembram quando mamãe esquecia de servir o João Perdomo, a cara de miseravel que ele fazia ao exclamar

_Pobre huerfano!

Tudo está presente na minha memoria e espero que na de vocês tambem e que essas lembranças tão docês mantenham sempre viva a nossa amizade, o nosso amor uns pelos outros cujo verdadeiro patrimonio ninguem nos pode tirar.

Beijos e abraços a todos.

Diamela