28 agosto 2008

Desvendando a Árvore Genealógica - Juan Ganzo Fernandez


Juan Pedro Guilhermo Maria de los Remédios Tomás de Ganzo y Fernandéz, nasceu em Yaiza, na ilha de Lanzarote, Canárias, em 8 de outubro de 1872.
Com aproximadamente 15 anos, junto à seu irmão Ángel, mudou-se para o Uruguay, apenas com uma carta de recomendação à uma família Canária que já morava neste país.
Trabalhou na companhia telefônica uruguaia como técnico e com sua inteligência e perspicácia, foi se instruindo cada vez mais com aquela tecnologia nova (telefone). Ainda jovem, fundou sua primeira empresa de comunicação, expandindo-a até cidades do Brasil, efetuando assim, a primeira ligação internacional do Brasil - Uruguay.
Casou-se com Clorinda Garicochea, e deste casamento, gerou 7 filhos... Juan Carlos Ganzo Fernandez (03/02/1892), Juan Edson (12/11/1899), Berta (13/8/1906), Franklin (13/8/1906), Diamela, Mario Rádium e Efrain.
Além dos filhos deste casamento, Juan teve outros, que foram devidamente registrados como seus. São eles: Serafin Ramirez e Manuel.
Após seu divórcio de Clorinda, Juan Ganzo casou-se com Florinda Di Mônaco e teve dois filhos, Margot Margarita Ganzo Fernandez (13/1/1933) e Juan Ganzo Fernandez Filho (Juancito)(25/3/1940).
Em 1927, já tendo vendido a sua Companhia Telefônica Riograndense, recebeu o convite do então governador do estado de Santa Catarina, Adolfo Konder, para instalar por aqui uma nova Companhia telefônica. Convite aceito, despachou primeiramente para a capital de SC, Florianópolis, seu filho mais velho, Juan Carlos, para iniciar a dita empresa.
Em 1927 estava fundada a Companhia Telefônica Catarinense, CTC.
Após anos de bons serviços, em 1968, a CTC foi encampada pelo governo estadual e federal, tornando-se uma empresa pública. Era o fim de um grande empreendimento, fruto da mente brilhante e empreendedora de Juan Ganzo Fernandez.
Se serve de consolo, Juan ganzo Fernandez não teve o desprazer de assistir ao roubo de sua Companhia. Ele faleceu em 4/4/1957 em Florianópolis, SC.