24 setembro 2008

A História do Telefone em Santa Catarina - Introdução

CTC em 1950



Hoje, ao ir no centro da cidade com meu filho, dei-me ao prazer de ir folhear jornais antigos na Biblioteca Pública do Estado... foi uma visita tímida, rápida, mas que já me rendeu seus frutos logo de entrada. No mesmo momento que falei ao bibliotecário sobre minhas idéias de pesquisa, este pôs-se a procurar por algum livro que fizesse citação ao meu avô ou a CTC. E logrou êxito... entregando-me uma cópia de um trabalho feito por Cláudia Gomes de Albuquerque, trabalho de conclusão do curso de história da UFSC. Coincidência, fui perceber apenas ainda há pouco, que ela foi minha vizinha de infância... coisas de cidade pequena!
Bem, passo a digitar este belo trabalho de pesquisa, datado de 1986 e que fora extraido da biblioteca da TELESC ( Telecomunicações de Santa Catarina).





SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA TELEFONIA EM SANTA CATARINA


Introdução


A evolução da sociedade se baseia, fundamentalmente, na troca de informações entre as pessoas. Hoje em dia, um dos principais meios de avaliar o grau de desenvolvimento de um país, estado ou região está no número de telefones instalados.

O telefone, que em poucos segundos, coloca você em contato direto com qualquer parte da Terra, está presente em todos os campos de atividades sociais, destacando-se no comércio, na indústria e no sistema governamental, onde a constância e a rapidez de informações é indispensável.

Orgulhosa de ter hoje um dos sistemas telefônicos mais avançados do Brasil, Santa Catarina, infelizmente, pouco conhece da história deste importante meio de comunicação, que colabora para o seu desenvolvimento.

Pretendendo ser a ponta-de-lança para outros trabalhos na área das comunicações, nossa pesquisa procura resgatar um pouco da história da telefonia catarinense, detendo-se no período que vai desde o surgimento das primeiras linhas telefônicas até ao ano de 1969, quando a exploração do sistema telefônico deixou de pertencer às iniciativas privadas, passando a ser estatal, buscando, assim, identificar as origens, os empreendedores e suas contribuições para o desenvolvimento deste campo das telecomunicações.

A documentação utilizada nos foi fornecida pela Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Sr. Carlos Alberto Ganzo Fernandez e , principalmente, pelo Arquivo Público do Estado de Santa Catarina e pela Biblioteca Pública de Florianópolis, que ainda possuem muito material por ser pesquisado.



"O progresso do mundo está na razão directa das facilidades de communicação, no sentido de reduzir as distâncias, apagar as fronteiras e deselhar os continentes e povos, para que, appoximando-se, os homens melhor se entendam e estimem."
Adolpho Konder

Nenhum comentário: