24 agosto 2015

Há um século no Correio do Povo... 16 de maio de 1915

GRANDE DESASTRE

Porto Alegre é scenario do primeiro desastre de aviação

O Coronel Ganzo e o aviador Barrow

*Como é de domínio geral, saíram, há dias, de Pelotas, com destino a esta capital, por via aérea, o aviador inglez Barrow e o coronel Juan Ganzo Fernandez, proprietário do Jardim Zoologico, onde o aeroplano "Blériot" devia fazer "aterrissage".
Por um desarranjo no motor, viram-se obrigados a aterrar em S. lourenço, onde foram alvos de grandes manifestações.
Naquela localidade, demoraram-se alguns dias os arrojados viajantes, para procederem a concertos no aparelho. Promptos estes, hontem pela manhã, com destino a esta capital o aviador Barrow e o coronel Ganzo levantaram vôo.
Entre aclamações enthusiasticas da população, o "Blériot" ergueu-se do sólo, levantava-se, fugia da terra, e depois de descrever uma grande volta por sobre a povoação tomou rumo a esta capital.
A viagem se fez sem acidentes até que, pela altura da Barra do Ribeiro o aviador Barrow começou a notar que o motor não funccionava com a devida regularidade.
Como piloto arrojado e conhecedor profundo da sua arte, e possuidor de um sangue frio admirirável, Barrow não perdeu a calma e, dizendo ao seu companheiro que se mantivesse firme, começou a executar diversas manobras, com o fim de regularizar o funccionamento do seu aparelho. Vinham já atravessando o Guaiba quando o motor parou subitamente. Barrow demonstrando um sangue frio e uma coragem inaudita, conseguiu fazer o motor funcionar novamente, depois de executar voluntariamente um "loop de looping", que em outra ocasião seria de uma beleza admirável. Hontem, ás 18 horas voavam por sobre a cidade, numa altura aproximadamente de 250 metros, quando movimentando uma das alavancas, Barrow percebeu que o leme não funcionava. O aparelho inclinou-se para a esquerda, o motor cessou de funcionar, e o "Blériot" despencou-se daquela enorme altura, indo cair despedaçado ao sólo, num poltreiro existente nas proximidades do Colegio Militar. Por uma causa verdadeiramente inexplicável, não teve o desatre consequências funestas.
Os dois tripulantes do avião foram encontrados desacordados entre os frangalhos do apparelho. Um repórter do Correio que acidentalmente se encontrava pelas imediações, foi o primeiro a chegar ao local do sinistro. Momentos após, o coronel Ganzo abria os olhos vendo ao seu lado o nosso representante, que procurava reanima-lo, disse-lhe: Felizmente não foi nada além do susto. Eu até já esperava por esta. Olhe, quer ver? Foi uma aposta. Veja o que está escripto aqui.
O nosso repórter tomou um envelope que lhe entregava o coronel Ganzo e em que estava escripto:
"A Agencia Commercial dos srs. Antunes e Filho, na Galeria Municipal ns. 51 e 53 é a única como em todo o Brazil que faz propaganda pelo systema americano.
Quem quizer fazer annuncios eficazes, que procure aquelle estabelecimento."

Obs. Agradeço a colaboração do sr. Rui, nosso vizinho do apartamento da praia.

Nenhum comentário: