02 abril 2008

Árvore Genealógica - Desejo Antigo

Imagem da árvore esboçada por Carlos Alberto Ganzo Fernandez em 1960




Amigos... Já se passaram quase dois anos do momento que comecei este blog. Iniciei a atividade, logo após ter conhecimento que havia primos no Uruguay. Me surpreendi! Assim que conheci o Rodolfo Miguel Bia Ganzo, ao qual, nos correspondemos regularmente, tivemos notícias de outros primos. São tantos e em tanto lugares... que hoje, não me surpreendo mais. A família é grande, mas desunida.
Com a separação de nossos parentes há décadas, as famílias cresceram separadas, sem contato. Houve quem nem soubesse que a família de nossos avós e bisavós fosse tão grande. Até eu! Sempre ouvi que meu bisavô tinha um irmão no Uruguay. E assim que soube que eram mais três irmãos... nossa... fiquei realmente curioso. Graças ao Rodolfo, que iniciou sua pesquisa sobre a árvore genealógica da família Ganzo, tudo isto que tenho lhes passado foi possível. Acreditem... esta árvore vai ser completada.
Bem, entrei em contato com várias fontes e, de uma em uma, vamos fazendo progressos. Hoje, muitos dos descendentes não se utilizam mais do sobrenome, é uma pena, mas são genuínos. Os ramos adquiriram outros sobrenomes, como: Fedrizzi, Curotti, Duque, Hommers, Barcellos, Bia, Fullgraff... ou subtrairam a letra, como os Ganz, mas são sangue do nosso sangue, primos, ligados por uma história em comum. Orgulhosos de pertencerem a esta família.
E assim, venho com orgulho dizer, que, insistindo nesta empreitada, pesquisando, tentando... sempre tentando... acabei por encontrar um parente há muito tempo, separado de sua família, ao qual havia perdido contato há dácadas. Rubem Ganzo! Comuniquei o encontro deste Sr. com seus familiares da família Fedrizzi e agora aguardo para ter notícias sobre esse reencontro. Fiquei muito feliz. Sei que isto se deve em grande parte a minha persistência em fazer nossa árvore genealógica.
E afinal, não é só um desejo meu. Meu avô, há 48 atrás já tentava esboça-la numas folhas de papél. Aqui está minha contribuição àquele desejo.

Um grande abraço à todos!

Espero estar recebendo novas contribuições!


Obs. João Alberto da Costa Ganzo Fernandez me corrigiu. A letra é de seu pai, Carlos Alberto. Tio Beto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maurício,
Parece a letra do meu pai, Beto. Será que ele não deu pitaco nesse "organograma" genealógico?
Abraços,
Teu primo,João Alberto