25 abril 2008

Coronel Ganzo, cidadão catarinense


Hoje, mais uma vez, remexendo nas fotos antigas que eram de minha vó Albertina, deparei-me com uma carta guardada por meu avô Juan Carlos. Li e achei-a muito linda. Vou transcrevê-la abaixo:


"Florianópolis, 2 de abril de 1969


Prezado amigo João Carlos,

Outro dia mandei-lhe um saudoso abraço pelo Odilon e pedi o avisasse de que qualquer tarde dessas iria fazer-lhe uma visita.
Somos velhos amigos e apesar de morarmos numa pequena cidade faz já bastante tempo que não nos vemos.
Agora, após o almosso, ao lêr o "Estado", deparo com a transcrição da notícia da morte do nosso querido Coronel Ganzo, publicada há 12 anos no jornal "El Debate".
Li-a e reli com carinhosa saudade. Fui um velho amigo de seu pai. E êle, parece, também me dedicava amisade. Quando me via bem disposto, lá em seu escritório, batia-me no ombro e exclamava sorridente: "Estás como um potrilho"!...
É pena que já não o possamos ouvir mais, nem vê-lo sempre apressado, falando alto e querendo inteirar-se de todas as miudezas de sua emprêsa.
Afeiçoou-se cá a terra ilhoa e não a largou mais. Afinal, transformou-se num grande catarinense, querido e respeitado por quantos o conheceram e privaram de suas relações. E Florianópolis só pode orgulhar-se de seu querido amigo.
Hoje, a 12 anos de sua morte, relembro o grande batalhador, o grande idealista que êle sempre foi, mas, sobretudo, o amigo bom e atencioso que perdi e choro com sincera saudade.

Um abraço cordial do


Osvaldo Machado"




Obs. Por estas razões me orgulho de estar mantendo este blog. São histórias como estas que precisamos relembrar. Contar às gerações mais novas quem foram os nossos familiares. Um dia, estarão contando também sobre nós.

Nenhum comentário: