24 setembro 2013

O primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre - 100 anos

Vem de Porto Alegre a mais nova contribuição ao nosso blog de família. Meu novo amigo Silvio Roberto Ketzer me enviou rapidamente a matéria veiculada hoje no jornal Zero Hora. Trata-se de um cartão postal do zoológico Vila Diamela... que completou 100 anos este ano. 

Obrigado Silvio!!!


"Olha aí meu amigo Maurício Ganzo Pereira, esta matéria saiu hoje no jornal Zero Hora, na coluna Almanaque Gaúcho em homenagem ao Zoológico fundado pelo seu bisavô em 1913. Achei interessante este cartão postal, é centenário. Acho tão bacana quando a sociedade lembra de quem fez por merecer e retribui através de lembranças como essa pelos feitos de alguém e não deixa cair no esquecimento tão importante personagem de nossa Porto Alegre antiga. Um grande abraço!!!"

O primeiro jardim zoológico de Porto Alegre

24 de setembro de 20130
0095873e
Foto: Acervo de Arthur Matte
O cartão-postal reproduzido acima tem 100 anos. Ele mostra o primeiro Jardim Zoológico de Porto Alegre, que funcionou até a segunda metade da década de 1920. O zoo foi inaugurado em 5 de janeiro de 1913, por iniciativa do empresário Juan Ganzo Fernandéz, um espanhol das Ilhas Canárias que durante o período em que esteve radicado aqui na Capital provocou o desenvolvimento das comunicações. Ele implantou a Cia. Telephonica Rio-grandense e também a Rádio Sociedade Rio-grandense, a primeira estação do Estado. Ganzo dá nome a uma avenida do bairro Menino Deus. Exatamente ali, ele tinha suas propriedades e foi onde implantou o zoo, grande sucesso de público no início do século passado. Em homenagem a sua filha, o empreendedor batizou o parque de Vila Diamela. O leitor Arthur Matte guarda até hoje esse postal que tem no verso um texto em alemão e a data de 9 de setembro de 1913. O atual Parque Zoológico do Estado, em Sapucaia, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1962.




http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2013/09/24/o-primeiro-jardim-zoologico-de-porto-alegre/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C13#.UkH-bF4cX1k.facebook

Nenhum comentário: